Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Conforme critério do CNPQ, a UFSM possui o maior índice de egressos titulados na pós-graduação, o que contribuiu para o reconhecimento nacional
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conquistou, na última segunda-feira, o reconhecimento Mérito Institucional do 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, a premiação contou com a participação de 193 instituições, sendo 145 universidades e 48 institutos de pesquisa.
O critério considerado para a categoria Mérito Institucional foi a universidade ser a instituição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (Pibic) com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e ter bolsistas inscritos nesta edição do prêmio.
Segundo o coordenador de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, Paulo Cesar Piquini, o reconhecimento demonstra a eficiência do trabalho da UFSM na administração e aplicação dos recursos das bolsas.
- A iniciação científica é um link entre os conhecimentos de sala de aula e as práticas de laboratório - explica Piquini.
O índice de egressos é aferido pela quantificação dos ex-bolsistas Pibic que se titularam no mestrado ou doutorado. Ainda segundo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, são comparados os percentuais de titulação de cada instituição com o percentual médio do conjunto de todas as instituições contempladas com bolsas Pibic, em um período de 10 anos.